Lívia agradece por tudo o que ele fez. Esmeralda faz uma cena. Guma joga-a no chão. Alexandre fica furioso quando Esmeralda avisa que a namorada está paquerando Guma. Lívia leva-o embora do cais. Todos comentam a desfeita que Guma fez com o prefeito, não aceitando o pagamento por um favor. Félix compra as carteiras para a escola. Lívia e Alexandre brigam. Augusta fica em cólicas ao ouvir a discussão. Alexandre proíbe a namorada de voltar ao cais. Lívia manda-o embora. Babau lê um cordel sobre Rosa Palmeirão. O prefeito manda chamar todos os seus colaboradores. Amapola fica revoltada com Otacílio por ter que voltar para Porto no dia da festa do seu aniversário de casamento. Esmeralda procura Lívia. Amapola se irrita ao ver o cordel sobre Rosa Palmeirão. Félix comunica a todos que vai se candidatar a governador.
Amapola manda Venâncio sumir com o cordel e chora por causa de Rosa. Esmeralda, fingida, pede perdão à Lívia e conta que Guma é mulherengo. Rufino fica tranqüilo quando Guma reafirma que nada quer com Esmeralda. Lívia não dá bola para os conselhos de Augusta para apressar o casamento. Augusta decide que é hora de chamar o filho Rodolfo Augusto para convencer Lívia. Félix comunica a Alexandre que ele precisa ficar morando em Porto dos Milagres. Amapola toma uma porção de Dragão Siliconado. Genésia reage ao vestido curto de Socorrinho e acaba rasgando-o numa briga no meio da rua. Epifânia aparta. Dulce dá um presente para Rodrigo. Amapola agarra Otacílio com sensualidade. Lívia bate na porta de Alexandre, disposta a conversar.
Augusta escreve carta para o filho. Alexandre reafirma o seu amor por Lívia e os dois se reconciliam. Félix fica apreensivo quando a jovem avisa que depois da festa vai voltar para o Rio. Guma observa Lívia de longe. Augusta explode de alegria ao saber da reconciliação. Dulce exulta ao ver as novas carteiras na escola. No bar, todos se surpreendem quando Deodato deixa escapar as novidades do prefeito. Félix pede perdão à Adma por não ter contado antes os seus planos. Alexandre ouve pela porta entreaberta quando a mãe insiste que o filho não será capaz de tocar os negócios da família. No seu quarto, ele chora, sendo consolado por Ondina. Amapola corre horas na esteira. Genésia se incomoda com os ruídos de Socorrinho e Alfeu no quarto. Félix manda Eriberto não comprar peixe de Guma e Francisco. Guma aborda Lívia.
Lívia é formal com Guma e vai embora logo. Francisco fica revoltado porque Eriberto não compra os seus peixes, alegando que estão podres. Esmeralda garante que vai conquistar Guma. Alexandre e Lívia embarcam para um passeio, sob os olhares de Guma e Rufino. Epifânia interrompe a troca de insultos entre Genésia e Socorrinho. Félix manda Eriberto continuar com a estratégia até deixar Guma na miséria. Francisco bebe todas no bar. Luiza morre de vergonha do pai arrumar um escândalo. Amapola desfalece de fadiga. Lívia afirma que tem uma carreira e não se mudará para Porto. Rita vai buscar o marido e manda que Luiza venha junto. Rodrigo examina Amapola e acha que o problema dela é depressão. Alexandre e Lívia ficam estremecidos. Guma toma satisfações com Eriberto.
Epifânia interfere para que Guma e Eriberto não briguem. Rufino tenta acalmar o amigo. Guma reza para que Iemanjá ajude-o a melhorar a situação injusta no cais. Eriberto conta para Deodato a vingança de Félix. Rita e Luiza levam Francisco do bar. Venâncio prepara um brunch para Amapola, que continua sem se mexer. Fred e Ana Beatriz estão a caminho de Porto e ele insiste em dirigir. Augusta procura Adma, para que ela ajude nas obras da igreja. A primeira-dama recusa-se a dar um centavo. Francisco e Luiza caem no chão. Ela chora e sai correndo, sendo atropelada por Fred. A atração entre os dois é imediata. Adma e Alexandre brigam. Rodrigo examina Luiza. Otacílio oferece dinheiro, mas Rita recusa. Lívia vai ao encontro de Guma, os dois brigam e depois se beijam.
Lívia acusa Guma de ser mulherengo, exatamente como a noiva havia dito. Guma, sem entender nada, pede que ela repita as palavras de Esmeralda e vai embora. Félix garante a Alexandre que vai conseguir um jeito de Lívia ficar em Porto dos Milagres. Alfeu se enrola todo no balcão da loja de parafusos. Socorrinho faz charme para os clientes e ele nem percebe. Genésia, Vênus e Serena vão limpar a igreja. Augusta coloca fechadura na igreja e só ela tem a chave. Babau lamenta porque a filha está ficando parecida com a mãe. Os homens comentam no bar os feitos de Rosa Palmeirão. Augusta comanda a limpeza da igreja. Luiza prepara uma moqueca e convida Fred. Venâncio faz com que Amapola leia o cordel. Luiza e Fred trocam olhares apaixonados. Félix procura Augusta na igreja. Guma pega Esmeralda pelo braço.