Os Dez Mandamentos - Resumo dos capítulos de 05/12 a 9 de Dezembro de 2022


Yunet e Disebek matam Maya envenenada

Record - 15h30


Segunda-feira, 05/12

Ikeni olha Karoma conversando com Simut e se aproxima enciumado. Henutmire sugere que Moisés e Nefertari se casem na mesma cerimônia que Ramsés e Maya. Disebek tenta convencer Yunet de que Moisés é um bom partido para Nefertari. Moisés fica chateado ao ouvir Nefertari assumir que está com ciúmes de Maya. Joquebede encontra um manto de quando Moisés era bebê e o abraça emocionada.

Eliseba critica Judite por ser casada com Apuki, fazendo-a chorar e é repreendida por Amália. Gahiji convence Leila a ir até o salão para aproveitar a festa. Tuya elogia Ramsés para Maya. Leila fica encantada com a suntuosidade do palácio. Anrão aconselha Arão a pôr fim na desavença com Num.

Hur fica sem graça por Leila descobrir a paixão dele por Henutmire. Maya surpreende Ramsés ao pedir um momento a sós com ele. Moisés e Nefertari percebem os dois fugindo. Eliseba reconhece que Judite não tem culpa de nada e se arrepende de ter sido grosseira. Joquebede mostra o manto de Moisés toda orgulhosa para Amália, Eliseba e Miriã.

No jardim, Ramsés se empolga e tenta beijar Maya, mas leva um tapa no rosto. Tuya se dá conta de que Ramsés saiu com Maya e pede que Henutmire chame-os. Ramsés nega que esteja sendo obrigado a se casar e tranquiliza Maya ao dizer que não tem nada com Nefertari. Abigail fica pasma ao ver que Eldade guarda um amuleto simbolizando um Deus egípcio e o adverte.

Uri puxa Leila para longe de todos e lhe entrega uma joia como prova de amor. Maya encanta os convidados ao tocar harpa durante a festa. Apuki fica furioso ao constatar que foi enganado e vai atrás de Num e Zelofeade. Moisés diz estar feliz por ver Ramsés apaixonado por Maya. Seti deixa Siamon contente ao oferecer uma bela jovem para agradá-lo e servi-lo.

Joquebede, Miriã e Eliseba se preocupam com o mal estar de Amália. Arão pensa na possibilidade de fugir com a família toda. Apuki chicoteia Num e Zelofeade por armarem a cilada para que o rei o visse bêbado. Desconfiado de Arão, Apuki se surpreende ao saber que Num planejou a armação. Num assume que quis prejudicar Apuki e deixa Zelofeade assustado com a tamanha coragem.

Num se recusa a pedir perdão e Apuki avança para apunhalá-lo. Num desaba com o punhal no peito e Zelofeade corre para socorrê-lo. Eliseba vai até a casa de Judite pedir desculpas por ter sido grosseira. Judite se emociona, contando que Apuki a odeia e é consolada. 

Seti formaliza o compromisso de casamento entre Ramsés e Maya. Frustrada, Yunet tenta disfarçar o descontentamento. Nefertari percebe e se aproxima preocupada. Yunet afirma que era ela quem deveria estar no lugar de Maya, alertando que um dia Moisés irá abandoná-la. Nefertari fica abalada ao ouvir as palavras da mãe.

Zelofeade e Eldade chegam à vila carregando Num. Arão questiona se Anrão se envolveu com outras mulheres durante os anos afastados da família. O pai responde que a fidelidade a Joquebede o fortaleceu para reencontrá-la, deixando o filho comovido. 

Maya e Ramsés trocam votos de noivado. Moisés percebe a tristeza de Nefertari após discutir com Yunet e a acaricia. Siamon promete a Seti que o território comandado por ele apoiará plenamente o reinado de Ramsés. 

Amália e Miriã ficam em pânico ao verem Num ferido. As crianças avisam Joquebede que Num está machucado. Apuki reconhece que Eliseba é mulher de Arão e ameaça chicoteá-la caso não vá embora. Eliseba corre desesperada, enquanto Judite a observa horrorizada. 

Debilitado, Num chama por Arão e Zelofeade sai apressado para encontrá-lo. Ramsés apresenta Maya para Moisés e Nefertari. Maya e Nefertari analisam discretamente uma à outra. Henutmire fica feliz ao ver os casais reunidos, ao mesmo tempo em que Yunet disfarça o ódio.

Eldade deixa as crianças com Abigail para não preocupá-las. Gahiji e Leila arrumam a cozinha após o fim da festa. Uri conta para Hur que Disebek sentiu ciúmes ao vê-lo ao lado de Henutmire. Num pede que Joquebede cuide de Amália, pois sente que não irá sobreviver. Arão e Anrão abandonam a obra do palácio para irem atrás de Num.

Moisés e Ramsés riem da possibilidade de se casarem no mesmo dia. Tuya pede que Nefertari, Nayla e Henutmire levem Maya aos aposentos dela. Paser, Siamon e Seti fazem um ritual de oferendas e rezam para o deus Amon. Simut avisa Karoma que irá presenteá-la com um creme. Seti elogia a festa de noivado organizada por Tuya e a chama para dormirem juntos.

Arão se emociona ao encontrar Num. Maya e Nefertari combinam de jogar Senet após descobrirem o gosto em comum. Nayla provoca Yunet dizendo que Nefertari perdeu Ramsés para Maya, deixando-a irritada. Henutmire cobra explicações de Disebek ao vê-lo flertando com Anippe. Arão agradece Num por salvá-lo de Apuki e pede perdão.

Num pede que Arão vá morar na casa dele com Eliseba e os filhos para cuidar de Amália. Num se despede de Amália e morre. Amália sofre com a morte de Num. Arão vê a tristeza dela e questiona Deus por tanto sofrimento. Eliseba conforta o marido e se emociona. Amália, apesar da dor, decide ajudar Joquebede e Miriã a prepararem o corpo de Num para o sepultamento.

Terça-feira, 06/12

Arão reconhece que Num morreu por defendê-lo e avisa que Apuki pagará caro pelo assassinato. Nadabe, Abiú e Eleazar choram ao ouvir de Eliseba que Num faleceu. Joquebede e Miriã amparam Amália ao vê-la chorando desesperadamente na despedida de Num. 

Apuki não gosta de saber que os escravos faltaram à obra para irem ao enterro de Num. Uri deixa Leila preocupada ao informar que Abigail está procurando-a com urgência. Após flagrar novamente Disebek flertando com uma serva, Henutmire ameaça se separar. Nefertari se revolta com a postura galanteadora de Disebek. 

Yunet exagera ao dizer para a filha jamais odiar Disebek, quase expondo os reais sentimentos. Ela disfarça ao ver que causou estranhamento em Nefertari e Karoma. Para agradar a filha, Yunet revela que aceitará o romance dela com Moisés.

Ao saber por Abigail que Num morreu, Leila resolve ir ao enterro. Anrão recebe ajuda de Arão, Zelofeade e Eldade para carregar o corpo de Num. Hur lamenta a morte de Num e considera-se privilegiado por ser um hebreu que vive no palácio. Depois dos discursos de Anrão e Arão, Num é sepultado.

Nefertari e Maya jogam Senet em clima leve de rivalidade, observadas por Karoma, Anippe e Nayla. Yunet tenta disfarçar a irritação ao vê-las juntas. Ramsés agradece Seti por escolher Maya para casar-se com ele. Gahiji percebe o cansaço de Leila no retorno do enterro e a libera do trabalho. Eldade se sensibiliza com a tristeza de Abigail e decide fazer companhia.

Eliseba explica para os filhos que a família vai se mudar para cuidar de Amália. Joquebede e Anrão convencem Arão a desistir de se vingar de Apuki. Judite questiona a frieza de Apuki e diz que prefere morrer a continuar sofrendo ao lado dele. Leila confessa para Uri que tem medo de perder a essência hebreia. Henutmire assume para Hur que não se considera uma mulher realizada. Ele se identifica e revela que correria riscos para ir atrás da felicidade, deixando a princesa mexida. 

Disebek avista os dois e questiona a aproximação da mulher com o joalheiro. Moisés estranha, porém fica satisfeito ao ver que Yunet aprovou o namoro com Nefertari. Maya duvida dos sentimentos de Ramsés, mas o príncipe declara estar absolutamente apaixonado por ela.

Yunet espera Simut sair e começa a vasculhar a sala de Paser. Ramsés fica surpreso com o convite de Maya para uma competição de arco e flecha, mas aceita o desafio. Yunet cria uma poção misteriosa e faz uma oração com o frasco nas mãos. Nefertari tenta esconder o ciúme ao saber que Ramsés se declarou para Maya.

Yunet chega e disfarçadamente derrama uma poção na bebida que entregará para Maya. Nefertari mostra que a bandeja é giratória e deixa Yunet em pânico sem saber qual taça está envenenada. Yunet inventa que há um inseto no copo de Nefertari e derruba a taça no chão. Maya bebe o chá envenenado, enquanto Yunet a observa, aguardando o efeito.

Ao ver que Maya está se sentido bem, Yunet sorri disfarçando a decepção. Simut se atrapalha ao orar para que os deuses o ajudem a conquistar Karoma. Yunet surpreende Nefertari com um abraço e diz que teve medo de perdê-la. Miriã fica penalizada ao ver Amália sofrendo com a ausência de Num. Eliseba, Arão e os filhos chegam para morar com Amália.

Quarta-feira, 07/12

Joquebede conta que Arão fez bem em amparar Amália e não deixá-la só. Arão pede que os filhos evitem falar o nome de Num. Miriã se propõe a ir trabalhar no lugar de Eliseba para que ela faça companhia a Amália. Seti e Tuya ficam surpresos ao saberem que Maya manuseia arco e flecha. Nayla implica com Yunet, mas se irrita ao ver que ela não cai na provocação.

Karoma fica radiante ao ser presenteada por Simut com um creme milagroso e o beija na bochecha, deixando-o em choque. Judite é chamada de traidora pelas hebreias da vila e foge assustada. Miriã encontra Judite aflita e se prontifica a ajudá-la. Maya vence Ramsés na disputa de arco e flecha, impressionando-o pela prática.

Moisés visita a obra e estranha o sumiço de Num. Constrangido, Apuki explica que foi obrigado a se defender durante uma briga e acabou matando-o. Aborrecido, Moisés pede que outro chefe tão bom quanto Num seja nomeado, deixando Apuki preocupado. Henutmire confessa para Yunet que o casamento com Disebek é uma decepção.

Yunet surpreende Henutmire ao dizer que Hur é apaixonado por ela. Hur revela para Uri que teria beijado Henutmire caso Disebek não tivesse visto eles a sós. Disebek chega de surpresa e ordena que Hur fique distante de Henutmire. Assustado, Hur sente medo ao ouvir a ameaça.

Judite agradece Miriã e assume que teve receio de ser odiada por ela. Arão diz que só pensa em Num e mal consegue se concentrar no trabalho. Moisés aparece para conferir a obra na tumba e Anrão tenta conter a emoção ao conversar com ele. Ao ouvir Maya dizendo que está vivendo um sonho, Ramsés conta que fará de tudo para que a sensação nunca acabe.

Simut agradece a deusa Mut após ser beijado por Karoma. Yunet procura Hur para saber do sentimento por Henutmire, mas Uri chega e a conversa é interrompida. Yunet sai e Uri pede que o pai esqueça a princesa, pois eles podem correr perigo. Eliseba e Joquebede se preocupam ao ver a tristeza profunda de Amália. 

Alguns meses se passam e Amália está prestes a ter o filho, porém bastante debilitada e angustiada. Simut retira as oferendas para a deusa Mut porque não teve o pedido de aproximação com Karoma atendido. Apaixonado, Ikeni se declara para Karoma e os dois se beijam escondidos no corredor do palácio. Nefertari é presenteada por Moisés com um anel de ouro e aceita casar-se com ele. Yunet fica indignada ao ver Disebek aos beijos com Anippe.

Ao ouvir a voz de Henutmire, ele pede que a moça se esconda. Henutmire chega e questiona o nervosismo de Disebek, deixando-o tenso. Disebek disfarça bem o nervosismo e consegue enganar Henutmire. O general dispensa Anippe e fica tenso por quase ter sigo pego em flagrante. Anrão avisa a Joquebede que o trabalho no palácio acabou.

Arão comemora o final do trabalho, mas lamenta ter que voltar a aturar Apuki na obra. Ramsés confessa para Moisés que jamais imaginaria estar feliz em se casar com uma mulher escolhida pelo pai. Tuya pede que Leila e Gahiji caprichem no cardápio do casamento de Ramsés. Maya fica feliz ao saber que Nefertari e Moisés também irão se casar.

Yunet surpreende Disebek ao pedir ajuda para separar Nefertari de Moisés e matar Maya. Moisés percebe o desânimo de Nefertari com o casamento e questiona o sentimento da noiva por Ramsés. Yunet ameaça entregar a relação com Disebek caso não tenha apoio, deixando-o preocupado. 

Nefertari assume que sente ciúmes de Ramsés com Maya e deixa Moisés magoado. Enciumado, ele diz que ainda é tempo dela enfrentar Seti e desmanchar o noivado. Nefertari perde a cabeça e dá um tapa no rosto de Moisés. Apaixonados, Ikeni e Karoma namoram no jardim do palácio. Nefertari se desculpa pela atitude e Moisés pede para ela ir embora, já pensando em adiar o casamento. Arão fica incomodado ao ver Anrão contando histórias para os netos.

Yunet disfarça o baque ao descobrir que Nefertari irá se casar com Moisés. Arão e Eliseba ficam preocupados por verem que a saúde de Amália está piorando. Karoma aconselha Nefertari a esquecer de Ramsés e se concentre em Moisés. Ramsés vê Moisés chateado e fica surpreso ao descobrir que Nefertari está enciumada pelo noivado com Maya. Arão é sincero e faz Amália chorar ao contar que ela precisa reagir e lutar pela vida do filho.

Nefertari revela para Maya que sentiu ciúmes dela, mas conta que não há mais implicância e deseja felicidades no casamento com Ramsés. Yunet avisa para Anippe ficar distante de Disebek. Yunet olha um frasco com veneno na sala de Paser e pensa em usá-lo na preparação de uma maquiagem.

Quinta-feira, 08/12

Moisés perdoa Nefertari e o casal sela a paz com um beijo apaixonado. Joquebede fica contente ao ver que Amália decidiu sair de casa para visitá-la. Miriã comemora que irá trabalhar acompanhada de Abigail. Arão e Anrão voltam a trabalhar supervisionados por Apuki na obra. Yunet entrega dois potes de maquiagem para que Disebek troque-os pelos que estão no quarto de Maya.

Sob ordem de Yunet, Anippe vai ao encontro de Disebek. O general finge seduzir Anippe e substitui os potes de maquiagem sem que ela perceba. Paser acerta com Seti e Siamon os últimos detalhes do casamento de Ramsés e Maya. Sem saber, Anippe usa os potes envenenados para maquiar Maya. Nefertari vê Maya pronta para encontrar com Ramsés e a elogia.

Ao beijar Maya, Ramsés estranha o gosto ácido do batom. Maya se sente mal, fica com a pele avermelhada e respira com dificuldade. Aflito, Ramsés chama por socorro e Yunet finge desespero. Maya desmaia nos braços de Ramsés. Yunet finge estar preocupada. Todos tentam acordar a moça, mas ela não responde. Nefertari pede socorro a Paser.

Ramsés diz que Maya reclamou da maquiagem. Siamon se desespera ao saber que a filha está passando mal. Disebek tenta disfarçar a tensão na frente de Seti. Anrão, Joquebede e Miriã se mostram preocupados com Amália. Arão e Eliseba discutem. Ela não gosta da falta de fé do marido. Apuki diz que odeia Arão e humilha Judite.

Paser chega para cuidar de Maya. Nefertari tenta consolar Ramsés, mas ele dispensa a atenção dela. Gahiji diz para Leila que terão que esperar mais um pouco para servir a sala do trono. Paser conta para Siamon que Maya pode ter sido envenenada através da maquiagem. Moisés fica preocupado com Ramsés e diz que vai procurá-lo.

O futuro rei do Egito reza para os deuses ajudarem Maya. Disebek recrimina a atitude de Yunet e a chama de louca. Ela ameaça o general dizendo que os dois planejaram a morte de Maya juntos. Moisés tenta consolar Ramsés, que agradece o apoio do quase irmão. Maya retoma a consciência e fala com dificuldade.

Yunet acusa Anippe de ter tentado matar a filha do Sacerdote de Waset. Maya pede para falar com Siamon. Seti ordena que prendam Anippe para interrogá-la. Pressentindo a morte, Maya se despede de Moisés, Nefertari e Ramsés. Simut avisa a Paser que Maya morreu.

O Sacerdote lamenta e diz que fará um teste com um prisioneiro para saber se foi mesmo a maquiagem que matou a moça. O faraó interroga Anippe e ordena que ela permaneça presa. Siamon chega transtornado à sala do trono. Desesperado, Ramsés é amparado por Moisés. Simut solicita que Disebek providencie um escravo prisioneiro para o teste de morte.

Sexta-feira, 09/12

Nefertari confessa para Karoma que está arrependida por ter sentido inveja de Maya. Nayla avisa que a moça pode ter sido assassinada. Ameaçada de morte por Seti, Anippe se descontrola e grita na frente de todos que Disebek a seduziu na noite anterior. Yunet mente acusando Anippe de ter pedido ingredientes para Paser.

O Sacerdote do palácio confirma a mentira da esposa e Seti condena Anippe à morte. Yunet confessa para Paser que foi a responsável pela morte de Maya. Ela o ameaça e o chama de covarde. Ele fica surpreso ao perceber quem a esposa realmente é. Yunet pega um papiro com desenhos de bebês hebreus sendo atirados no Nilo e diz que o próximo a sair do caminho de Nefertari é Moisés.

Yunet diz para Paser que fará Moisés descobrir suas origens hebreias. Ele fica chocado com a crueldade da esposa. Henutmire fica decepcionada com Disebek, mas ele nega as acusações. Todos dão o último adeus a Maya. Nefertari pergunta a Ramsés se ele conseguiu esquecê-la e ele a beija. O filho do faraó pede para ela manter segredo.

Moisés procura Nefertari no harém do palácio. Seti diz para Tuya que precisará encontrar outra noiva para o filho. Anrão fica contente ao saber que Joquebede rejeitou Eldade para esperá-lo. Enciumado, Moisés discute com Nefertari. Eliseba ajuda Amália a cuidar das coisas do bebê.

Karoma pergunta se Nefertari esqueceu Ramsés totalmente e a filha de Yunet se irrita. Moisés se abre com Henutmire dizendo que não pretende se casar com alguém que tenha o coração dividido. Leila lamenta por Joquebede não poder ir ao casamento de Moisés com Nefertari. Gahiji adverte a hebreia e manda mudar de assunto.

Yunet manda Paser não se meter em seu caminho. Ramsés se recorda de momentos ao lado de Maya e Nefertari. Moisés chega e diz achar que Nefertari ainda gosta de Ramsés, que desconversa e manda Moisés esquecer o assunto e tentar ser feliz ao lado dela. Joquebede conversa com Anrão e revela que Hur a ajudou a se vestir de egípcia para visitar Moisés no palácio.

Arão gosta de ver Amália mais animada. Yunet entrega o papiro para Moisés e conta que no passado Seti ordenou que todos os bebês hebreus fossem assassinados. Disebek nega as acusações de Henutmire e eles discutem. Yunet revela a Moisés que ele é filho da hebreia que foi sua ama de leite. Ele fica perplexo ao saber que sua verdadeira mãe é Joquebede.

Yunet manda o príncipe hebreu procurar Leila e Hur para que eles confirmem a verdade. Disebek tenta tirar satisfações com Yunet no corredor do palácio. Moisés vai até a oficina de Hur para confirmar a história contada pela mãe de Nefertari. Yunet pergunta a Leila se ela conhece alguma Joquebede. Hur confirma que existiu o decreto e que Moisés foi adotado por Henutmire. O hebreu pergunta se os seus verdadeiros pais morreram. 

Nefertari diz que nunca será capaz de decidir quem ama de verdade. Anrão pede para Miriã manter a fé em Deus. Judite diz que sente pena por Apuki não ter tido um sentimento bom na vida. Hur fica tenso e diz para Leila que Moisés descobriu tudo. Leila vai até o quarto de Moisés e revela que toda sua família biológica está viva.

Próxima semana

+ Record

Voltar ao início