A galera se reúne para uma viagem de trem até a fazenda de Mocotó. Dado e Mari lamentam a ausência de Luiza. Mocotó anuncia para os amigos que ele encontrará Zuca, seu amor de infância. Amigos perguntam sobre Zuca e se assustam com uma vaca morta. Mocotó conta para os amigos sobre a história de amor com Zuca. Tony interrompe a fala de Mocotó e revela o apelido de infância do rapaz.
Bróduei, Pedro e Fabinho viajam de forma clandestina no vagão de carga. Tony conta histórias da infância para tentar desmoralizar Mocotó. Tony agride Débora, e os meninos acabam se envolvendo em confusão. Dado salva a vida de Tony, mas a briga continua em cima do trem. O Bilheteiro interrompe a briga. Tony propõe um desafio entre os grupos: a turma que escalar primeiro o Morro das Almas vence.
Mocotó critica sua turma por ter aceitado a competição com a turma de Tony e conta sobre uma antiga lenda, deixando a turma desacreditada com as histórias contadas. Fabinho preocupa os amigos ao dizer que o morro é cercado por lobisomens. O maquinista se distrai e acorda com um lobo nos trilhos, tendo que frear bruscamente. Fabinho conta que viu o lobo, e os amigos não acreditam. Mocotó e sua turma saem do trem para averiguar a situação e recebem provocação de Tony, que demonstra agressividade contra as moças da sua turma.
O maquinista do trem pede ajuda para os passageiros para consertar o trem. Romão tenta consertar o trem e perde a paciência com as provocações de Tony. Fabinho continua preocupado com a presença do lobo. Débora ajuda a turma de Mocotó, e Tony obriga a moça a ir embora de moto com ele. Montanha e Tony descobrem que Fabinho, Bróduei e Pedro estavam no trem. Fabinho conta para a turma que viu um lobo, e eles embarcam no trem. O lobo consegue entrar em um dos vagões.
A turma tenta decidir o que vai fazer com os menores clandestinos, e eles imploram para ficar. Fabinho demonstra medo de lobo, e os meninos debocham do garoto. A turma chega na cidade, e Tony debocha da turma de Mocotó, que vai andando até a fazenda. Um elemento desconhecido sai do trem. A turma confunde a fazenda de Mocotó com a de Tony e se decepcionam ao conhecerem a verdadeira propriedade.
Romão perde a paciência, e Mocotó apresenta o caseiro da fazenda. Juliana se apaixona por Gaúcho, e Dado demonstra interesse por Débora. Tony se nega a emprestar o telefone e faz o combinado com os rapazes. A turma perdedora concederá um beijo nas meninas. Nestor conta sobre as lendas da fazenda e deixa a turma amedrontada. O homem-lobo visita a fazenda de Mocotó, e Fabinho o vê.
Fabinho tem uma crise nervosa após ver a transformação do lobisomem e a turma vai ao seu encontro para socorrê-lo, mas não acreditam em sua história. Mocotó pesca com a turma e convida Nestor para ser o guia da turma até o Morro das Almas. O caseiro nega. Tony e sua turma aparecem na fazenda reafirmando o prêmio para os vencedores da subida no morro. Mariana afronta Tony e aceita o desafio. Gaúcho é apresentado como guia da turma de Tony. Débora tenta ajudar Dado e acabam flertando; Tony agride Débora e encerra a conversa entre os dois.
Juliana brinca sobre o lado positivo de perder a disputa para receber um beijo de Gaúcho. Rômulo se oferece para ser o guia, e Fabinho o acusa de ser o lobisomem que ele encontrou no dia anterior. A turma tenta entender as intenções de Rómulo, e eles se preparam para a subida. Fabinho fica receoso. Mocotó brinca que o novo Guia está de olho em Nani. As equipes se provocam, e a competição inicia. Fabinho, Pedro e Bróduei montam na mula e tentam seguir a turma de Mocotó.
Tony comemora com a turma por terem disparado na frente da competição, e Débora reclama. Mocotó idealiza como está Fabinho, Pedro e Bróduei, e o trio acaba caindo da mula e se perdendo. Fabinho orquestra uma forma de o trio se manter atento para não se perder. Débora desiste do desafio e Tony debocha da menina dizendo que ela não tem vontade própria.
Candelária planeja o que vai fazer com Bróduei quando encontrá-lo. A turma do Mocotó se irrita com a sabotagem da turma de Tony, mas conseguem superar e seguir no desafio. Rômulo afasta a matilha de lobos e a turma nem percebe. Pedro e Bróduei gritam por socorro. Tony e sua turma comemoram por terem chegado antes da turma de Mocotó. A chuva cai, e Rômulo escuta o pedido de socorro do trio.