Clementina pede a Maricruz que volte a trabalhar com ela. Otávio diz a Dóris que voltará da Ilha Dourada, pois precisa estar com Lupita. Dóris lhe diz que Lupita não precisa dele, pois Maricruz já está em liberdade. Maricruz diz a Clementina que voltar a trabalhar com ela seria o mesmo que aceitar que era amante de Afonso. Maria diz ao advogado que procura Maricruz. Dóris diz a Otávio que não quer que ele reencontre Maricruz. Clementina pede a Maricruz que leve Lupita para o seu trabalho. Maricruz apresenta Clementina a Miguelzinho, Lupita e Joaninha. José Antonio diz a Esther que ela vai se cansar dele e acabará indo embora com outro homem. Maricruz diz a Miguelzinho que ela, Joaninha e Lupita irão viajar e ele irá aguardar Otávio com a porteira. Maricruz, Lupita e Joaninha saem de táxi e num momento seguinte Otávio chega com outro. A porteira entrega Miguelzinho a Otávio. Maricruz diz a Joaninha que a entrevista de trabalho que assistirá será com Álvaro. Miguelzinho diz a Otávio o que Maricruz o disse. Otávio encontra uma carta sob a cama e a lê em silêncio.
Maricruz diz a Álvaro que aceita o trabalho que ele lhe ofereceu. Álvaro diz a Maricruz que o culpado pelo estado nervoso de Elsa é um mau homem que cruzou seu caminho. Otávio se propõe a ir buscar Maricruz e Lupita até as encontrar. Álvaro diz a Madalena que uma mulher ficará responsável pelos cuidados a Elsa. Madalena nota certa admiração na fala de Álvaro. Ele a diz que não só a admira, mas também está apaixonado por essa mulher, porém ela ama outro homem. Álvaro conta a Madalena que Maricruz esteve na cadeia por ter se declarado culpada pela morte de Afonso, mas que já descobriram o verdadeiro assassino. Otávio diz a Dóris que Maricruz foi embora com Lupita.
Madalena diz a Elsa que Álvaro contratou uma mulher jovem para cuidar dela. Maricruz entra em uma loja de roupa e a vendedora a reconhece como a mulher que pintaram nua e que depois foi parar na cadeia. A vendedora julga Maricruz pelos acontecimentos de Afonso. Maricruz sai zangada da loja. Maricruz e João José se encontram na rua. Ele diz que quer continuar lhe vendo, Maricruz o ignora. Álvaro chega e pede a João José que não siga perseguindo Maricruz. Álvaro diz a Maricruz que se demitiu de seu trabalho no povoado para estar mais perto dela e de Elsa. Elsa diz a Liz que Álvaro contratou uma mulher para que lhe faça companhia e cuide dela. Álvaro lembra Maricruz da proposta de casamento. Dóris diz ao Governador que só falará com ele no apartamento de Otávio, com ele presente.
Madalena diz a Liz que Álvaro está apaixonado pela mulher que cuidará de Elsa. No apartamento de Otávio, o Governador diz a Dóris que por bem ou por mal a levará para a Ilha Dourada. Eles discutem e Dóris diz ao Governador que Maria Alessandra foi amante dele. Liz vê Álvaro chegar com Maricruz e, com ciúmes, reclama. Bartolomeu diz a Otávio que eles precisam ter um encontro fora de sua casa para acertar as contas como homens. Álvaro diz a Maricruz que houve algo entre ele e Liz. Ela diz que Elsa os separou. Dóris diz a Bartolomeu que está decidida a se casar com Otávio, ele a expulsa. Bartolomeu ameaça. Álvaro apresenta Maricruz a Elsa e Madalena. Otávio diz a Dóris que se ela deseja se casar com ele, terão que viver na capital. Elsa aceita a companhia de Maricruz. Álvaro comenta com Maricruz a história de Elsa. Maricruz diz que enquanto ele fala do homem que fez Elsa se apaixonar, ela só vê a imagem de Afonso.
Maricruz convence Elsa a tomar seu remédio. Elsa diz a Maricruz que Álvaro gosta de vê-la sofrer e, por isso, ela opôs a sua relação com Afonso. Eduardo aconselha Otávio a terminar sua relação com Dóris. Otávio decide não se casar com Dóris. Elsa pede a Maricruz que diga o que sabe sobre Afonso. Otávio diz a Dóris que não pretende se casar com ela. Elsa pergunta a Álvaro quem realmente é Maricruz. Otávio diz a Dóris que pode amar somente Maricruz e está certo de que ela também jamais poderá amar outra pessoa. Dóris lhe dá uma bofetada. Álvaro diz a Elsa que está muito apaixonado por Maricruz. Dóris diz a Otávio que lhe dará um prazo de dois dias para pensar e decidir se realmente não quer se casar com ela. Elsa diz a Álvaro que gosta da companhia de Maricruz, mas apenas a aceitará enquanto empregada, jamais como madrasta.