Rafael prepara um buquê de rosas para oferecer à Nossa Senhora da Rosa Mística. Na igreja, Luna quase causa um incêndio ao escutar Rafael rezando e sai correndo, deixando seu véu para trás. No desfile da festa da cidade, Cristina joga uma rosa para Rafael. Débora fica feliz ao ver que Rafael está interessado em sua filha Cristina. Luna chega ao baile e Rafael a convida para dançar. Cristina sente muita inveja ao ver a prima dançando com o homem mais rico da cidade e aceita dançar com Guto. Luna e Rafael se beijam. Em pouco tempo, Rafael pede Luna em casamento e Adelaide, avó da moça, garante que os dois são almas gêmeas. Eles se casam e nasce Felipe, filho do casal.
Débora sugere que Cristina trabalhe como governanta para o casal. A contragosto, a moça aceita e se muda para a casa de Rafael e Luna. Sozinha em seu quarto, Cristina jura se vingar da prima. Rafael mostra uma rosa que criou para a esposa. Luna se fere com um espinho e tem um mau pressentimento. Adelaide entrega as joias da família para Luna, por ela ser a primeira neta a ter filhos. Cristina exige que Guto roube as joias depois da apresentação de balé da prima. Luna se apresenta no Theatro Municipal de São Paulo e é muito aplaudida. Na saída do espetáculo, Guto e um comparsa abordam Luna e tentam roubá-la. Rafael intervém e Luna acaba sendo atingida por um tiro. Guto foge com as joias. Luna é levada ao hospital, mas não resiste aos ferimentos. O espírito da bailarina deixa seu corpo no momento em que nasce uma índia.
As índias percebem uma marca de nascença diferente na bebê. Josias deixa Jacira sozinha com a criança. Rafael sofre ao lado do corpo de Luna e Eduardo tenta consolá-lo. Agnes fica inconformada com a morte da filha. Cristina revela a Débora que mandou Guto roubar as joias de Luna na saída do teatro. Débora dá conselhos para a filha conquistar Rafael. Cristina dá dinheiro para Guto e pede que ele desapareça. Rafael pede para Bernardo destruir todas as mudas da rosa que criou para Luna.
Cristina esconde as joias da família em um compartimento secreto da escrivaninha. A notícia da morte de Luna se espalha pela cidade. Ofélia implica com o genro Osvaldo. Cristina consola Rafael. O pajé diz a Jacira que a bebê tem uma missão e deve se chamar Serena. Rafael decide deixar o ateliê como um memorial para Luna. Cristina resolve criar Felipe e continuar morando na casa de Rafael. O tempo passa e Serena vive na tribo.
O pajé manda Jacira colocar Serena na escola. Rafael conta para o filho que não tem mais inspiração para fazer novas rosas. Cristina recebe uma carta de Guto. Débora aconselha a filha a ceder às chantagens do vigarista. Rafael diz a Cristina que só se sente bem no ateliê de Luna. Cleyde dá aula para Serena na escolinha e estranha os desenhos da menina. O tempo passa e Serena passa por um ritual indígena. José Aristides se encanta pela beleza da índia e a pede em casamento.
Zulmira fica muito feliz por Cristina permitir que ela contrate uma ajudante para os serviços da casa. A mando de Cristina, Felipe repreende Rafael por transformar a casa em um túmulo para Luna. Cristina sugere que Rafael se case novamente pelo bem de Felipe. Bernardo e Crispim ficam surpresos ao verem Rafael na loja. Mirna se irrita quando o irmão Crispim diz que vai escolher o seu marido. Serena vê rosas brancas no lago e diz ao pajé que sua felicidade está longe da aldeia.
Jacira morre e o pajé incentiva Serena a buscar o amor. Os índios preparam uma cerimônia para o corpo de Jacira. José Aristides pressiona Serena a se casar com ele. Bernardo e Crispim ficam surpresos ao verem Rafael na loja. Olívia convida Rafael para a sua festa surpresa de aniversário de casamento com Raul. Rafael agradece a Abílio por cuidar dos negócios. Felipe procura Eduardo e diz que gostaria de ver o pai casado novamente. Zulmira vai à pensão de Divina para procurar uma ajudante.
Eduardo pede ajuda a Vera e a Olívia para arranjar uma namorada para Rafael. O botânico estranha ao perceber que sua roseira não floresceu desde a morte de Luna. José Aristides conta para Serena que os garimpeiros estão querendo expulsar os índios das terras. A índia procura Josias e pede que ele deixe a terra dos índios. Ele a destrata e a expulsa de sua casa. Agnes e Adelaide comentam sobre a mudança de comportamento de Cristina. Débora pressiona a filha a se casar com Rafael. Guto surpreende Cristina. A aldeia sofre um ataque. Josias salva Serena e manda que ela fuja. A índia tenta ajudar Cleyde e desmaia quando parte do telhado da escola cai em sua cabeça.
José Aristides leva Serena para os cuidados do pajé. Cristina garante a Guto que vai se casar com Rafael e conseguir muito dinheiro para os dois. Vitório, o filho mais velho de Divina e Osvaldo, chega à pensão dos pais e avisa que perdeu o emprego. Serena acorda e fica decepcionada ao descobrir sobre o fim da aldeia. O pajé aconselha Serena a viajar até encontrar a flor que vê no rio.
Olívia conta a Felipe o seu plano de arranjar uma nova esposa para Rafael. Débora dá conselhos para Cristina e convence Agnes a levá-la para a festa de Olívia. Gumercindo se interessa por Kátia. Mirna descobre que Ivan está solteiro. Crispim não permite que Mirna trabalhe na casa de Rafael. Olívia convida Madalena para sua festa. Cristina fica furiosa ao descobrir que Rafael vai à festa. Serena decide seguir o seu destino e Cleyde sugere que ela vá para São Paulo.
Cleyde entrega um pouco de dinheiro e o endereço de uma prima para Serena. José Aristides rouba roupas para a índia e a leva até a estrada. Serena se assusta ao ver um caminhão e consegue carona até uma fazenda. A índia é colocada para trabalhar como cozinheira na fazenda. Rafael chega à festa acompanhado de Felipe, que se surpreende ao reencontrar Mirella. Os moradores da pensão brigam por um pedaço de frango. Dalila diz aos pais que vai visitar uma amiga.
Almerinda se surpreende com a inocência de Serena. Olívia apresenta Madalena para Rafael. Cristina janta sozinha na mansão. Rafael se recusa a dançar com Madalena. Raul e Dalila dançam em uma boate. Mirna faz uma simpatia para arranjar um marido, mas Crispim a atrapalha. Os convidados da festa começam a ir embora por causa de uma tempestade. Raul e Dalila descobrem que vão ficar presos na boate. Vitório decide procurar a irmã pela cidade. Um capataz da fazenda se aproxima de Serena.