Miguel despede-se de Violeta. Helena diz a Gabriel que eles são irmãos. Diogo consola Helena. Flor-de-Lis conta a Martinho sobre a fuga de Isaura.
Leôncio manda armar os funcionários da fazenda. Leôncio pega a chibata para castigar Isaura.
Leôncio rasga a roupa de Isaura. Belchior consola Isaura. Sebastião vai a fazenda de Leôncio. Miguel pede armas à Tomásia. Gabriel desmaia. Bernardo vai para o garimpo.
Francisco se prepara para chicotear Isaura. Leôncio se arrepende. Violeta bate em Flor-de-Lis. Começa o ataque a fazenda de Leôncio.
Miguel decide entrar na casa grande onde Leôncio está com Isaura. André luta com Raimundo. Miguel é ferido.
Henrique se atraca com Leôncio. Isaura foge. Rosa segura Isaura. Isaura encontra Miguel que está sem forças para fugir. Belchior leva a carruagem para Isaura e Miguel fugirem. Martinho encontra André. A milícia chega a fazenda e prende Henrique.
Gabriel entra em coma. Sebastião chega a fazenda. Leôncio vai com Francisco em busca de Isaura. Álvaro arrecada joias. Leôncio persegue a charrete com Isaura e Miguel.
André atira contra Leôncio. Chega a milícia que vai atrás de André. Isaura consegue escapar. Leôncio se desespera com a fuga de Isaura.
Tomásia dá abrigo a Miguel e Isaura.
André atira contra Leôncio. Chega a milícia que vai atrás de André. Isaura consegue escapar. Leôncio se desespera com a fuga de Isaura. Tomásia dá abrigo a Miguel e Isaura.
Henrique está preso e recebe a visita de Sebastião. Diogo cuida de Miguel. Leôncio grita com Rosa. Malvina se preocupa com Leôncio. Flor-de-Lis é expulsa do bordel. Leôncio vê a imagem de Almeida. Leôncio manda Rosa dormir com ele.
André vai visitar João e Joaquina. Leôncio descobre que Isaura está na casa de Tomásia. Álvaro sonha com um grande amor. Helena se nega a ser examinado por Paulo e pede a presença de Diogo. Leôncio presta queixa contra Tomásia para o Sargento de Milícia.
Gioconda chora sobre o leito de Gabriel que está em coma. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique pede a seu pai que vá até a casa da condessa avisar Isaura que Leôncio está indo para lá. Sargento e Leôncio chegam na casa da condessa.
Miguel e Isaura se escondem no quarto de Gabriel. Tomásia não deixa que Leôncio entre em sua casa. Bernardo beija Moleca e lhe mostra o diamante. Leôncio vai até o juiz pedir uma carta de autorização para entrar na casa da condessa.
Os escravos de Leôncio ficam dispostos estrategicamente ao redor da casa de Tomásia para Isaura não fugir. O juiz autoriza Leôncio entrar no quarto de Gabriel.
André encontra seus amigos escravos nas terras da condessa e descobre que Leôncio prometeu dar a alforria ao escravo que pegar Isaura. André fica calmo e vai até Isaura. O escravo diz a ela que estão cercados por colegas.
O cerco de escravos foge para o quilombo. Malvina diz a seu pai que ama Leôncio e quer voltar para ele. Helena arde em febre. Margarida beija o Dr. Paulo na boca. Leôncio não acha Isaura.
Geraldo conta a Álvaro que Branca vai doar suas joias para a Sociedade Abolicionista. André ouve os passos da tropa do capitão-do-mato. André se faz de isca para o capataz.
Raimundo chicoteia o escravo que não fugiu. Violeta conta a Belchior que Flor-de-Liz foi quem entregou o ataque a fazenda para Leôncio. Tomásia quer colocar um espia na fazenda de Leôncio.
Isaura e Miguel saem do esconderijo e fogem na direção oposta a de André. Leôncio vê o fantasma de seu pai e desmaia. André consegue fugir da vista do capitão do mato e vai para onde está Isaura. Branca dá joias para Álvaro como doação.
André conta à Isaura sobre Moleca. Diogo é chamado pelo coronel Sebastião para consultar Helena que está muito doente. Helena e Diogo trocam olhares e recitam poemas. André apresenta Isaura e Miguel à Moleca que se irrita.
Coronel Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique. Chegam mais escravos com armas no quilombo. Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela.