Francisco e os capangas invadem a fazenda de Tomásia. Bernardo leva um tiro. Belchior conta à Isaura que Leôncio comprou o tabelião.
Malvina discute com Leôncio. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento de Almeida.
Leôncio queima o testamento de seu pai. Malvina desabafa com seu sogro. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Isaura mostra as cinzas do testamento para Malvina.
Comendador Almeida quer vender Isaura para Miguel. Helena ensina Rosa a escrever. Malvina conta a seu pai que o comendador não tem mais poderes sobre seus bens. Tomásia envia o corpo de Benedito para Leôncio.
Rosa encontra André. Gabriel aparece na fazenda do comendador para se encontrar com Helena. Dr. Paulo examina o comendador Almeida. O sargento vai até a casa de Leôncio. Isaura diz a seu pai que é hora de fugir.
Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina. Comendador Almeida pede perdão à Isaura e Miguel.
Henrique declara versos para Isaura. Coronel Sebastião conversa com o comendador. Rosa se insinua para André. Bernardo e André se reencontram.
Leôncio e Malvina discutem. Comendador Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.
Comendador Almeida presenteia Isaura com as joias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura. André foge para a pensão onde Miguel fica. Leôncio chama o sargento para prender André.
Helena e Rosa trocam confissões. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir para o garimpo. Malvina puxa Isaura para conversar e a ameaça. Sargento vai até a casa de Miguel. Comendador Almeida diz que vai morrer.
Almeida quer falar com Leôncio. Leôncio ameaça Miguel. André foge. Leôncio promete recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe André. Leôncio diz que vai hipotecar a fazenda. Almeida chora.
Rosa está na dúvida se foge com André ou fica na casa de Sebastião. Leôncio atormenta Almeida que o amaldiçoa. Isaura e Almeida lembram de Gertrudes.
Almeida pede para dar a última volta na fazenda e pede perdão à Isaura. Leôncio não quer se despedir de seu pai. Almeida morre. Isaura se desespera e dá a notícia a Leôncio e Malvina.
Contra a própria vontade, Leôncio chora. Belchior consola Isaura. Sebastião fica consternado com a morte de Almeida. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono.